top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoaquina Nobre

O ENEM e o acesso igualitário à Educação

Atualizado: 9 de jul. de 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem como objetivos propiciar o acesso amplo a cursos superiores e fazer um diagnóstico das forças e das dificuldades da Educação Básica no Brasil.

Esse último viés é de suma importância para que seja realizado um planejamento de políticas públicas e um direcionamento adequado de recursos.

Neste ano, além das vulnerabilidades socioeconômicas já vigentes no Brasil, a pandemia do novo Coronavírus trouxe mais um desafio: a promoção de acesso às tecnologias que seriam necessárias para a realização da prova do ENEM de maneira segura do ponto de vista da saúde pública.

Preciso destacar que mesmo com a data de realização da prova indicada para janeiro do ano que vem, é dever do Estado garantir que todos os estudantes tenham acesso à prova.

É importante ressaltar que o ENEM pode ser uma ferramenta muito pertinente no âmbito da Educação, desde que seja implementado a partir do conceito de equidade, pautado no entendimento de que os estudantes do país se encontram em condições socioeconômicas diversas, por isso, carecem de atenção do Estado para terem acesso às políticas públicas educacionais propostas.

Defendo uma educação equânime e ressalto a necessidade de ampliação do acesso à educação aos jovens da área de abrangência do IFNMG: os Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do São Francisco, o Norte e o Noroeste de Minas Gerais.

* * *

Preciso dizer aqui que sou pré-candidata a reitora do IFNMG e que gostaria muito de contar com seu apoio! Já fizemos várias reuniões e, a partir dos diálogos, foi possível entender os desafios que temos pela frente. Queremos, entretanto, saber ainda mais das demandas de todos para o IFNMG. Por isso, deixo aqui o convite para que você venha conversar comigo!


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A prática da remoção no IFNMG

Quando se fala em remoção no IFNMG, o tema que gera mais atritos em nossa comunidade é a remoção ex officio, nos moldes da também conhecida, popularmente, como “canetada”. Essa é uma prática que acaba

Meu entendimento de Educação

O entendimento de Educação que permeia os meus 25 anos de carreira docente remete à origem do Latim que a palavra carrega, a qual traz a ideia de que educar é conduzir para o exterior. Isso significa

Gestão do Campus Pirapora

A percepção de que, além das contribuições enquanto educadora, seria necessário promover uma renovação na maneira de efetivar o acesso amplo à educação de qualidade deu início ao caminho de gestão do

bottom of page