Perguntas frequentes
Apresentação
(...) as JOAQUINAS são várias, que lutam por justiça, igualdade, solidariedade, educação pública de qualidade, como categorias concretas de ação política engajada e transformadora. JOAQUINA sendo JOAQUINAS é a voz da mudança (...)
Este documento é uma versão expandida do Plano de Gestão, elaborado com a contribuição dos servidores e dos estudantes, proposto pela professora Joaquina Nobre, em atendimento ao edital nº 63/2020. O texto aqui disponibilizado traz propostas apresentadas, de forma integradora e por áreas, sendo elas: Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão e Estudantes. Convidamos toda a comunidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) a conhecer, com profundidade, as ideias de Joaquina Nobre, dos demais servidores e dos estudantes para a gestão do quadriênio 2020 – 2024.
A criação dos Institutos Federais foi uma estratégia fundamental para alavancar o desenvolvimento regional, por meio do ensino e da igualdade de oportunidades, e com pressupostos pautados em uma concepção de educação a qual contempla a transformação e o desenvolvimento social, por meio de práticas educativas inovadoras, reflexivas, críticas e participativas, sobre diferentes aspectos, nos tempos atuais. Assim, o é uma instituição de educação, pluricurricular e multicampi, especializada em formar e qualificar cidadãos, no aperfeiçoamento acadêmico e profissional, com vistas na atuação nos diversos setores da economia. O IFNMG traz, portanto, em sua história, o compromisso de inclusão social e gestão participativa.
Nessa perspectiva, a consulta pública para escolha de dirigentes é uma oportunidade única para rever os rumos da instituição em sua missão de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Norte e Noroeste de Minas Gerais, por meio da Educação, Ciência e Tecnologia. A professora Joaquina Nobre, em seus 25 anos de atuação na educação pública - sendo que 10 deles, são no IFNMG - reuniu conhecimentos substanciais nas áreas de Gestão, Pesquisa, Extensão e Práticas Pedagógicas, os quais, agora, estão à disposição da comunidade para potencializar os resultados e a qualidade do Ensino, na integração com a Pesquisa inovadora e as práticas extensionistas no IFNMG.
Trajetória acadêmica e profissional da Professora, Pesquisadora, Extensionista e Gestora, Joaquina Nobre
A servidora Joaquina Nobre atuou como professora de Língua Portuguesa da rede pública estadual de ensino, desde o ano de 1995. Em 1997, graduou-se em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), até então, a única referência em Educação Superior na região do Norte de Minas Gerais. A partir da conclusão do curso de Letras, ministrou aulas de Língua Portuguesa, Literatura, Redação e Língua Inglesa na rede pública e em escolas privadas da cidade de Pirapora, atuando na educação básica, profissional e superior.
No ano de 2001, após aprovação em concurso para a rede estadual de ensino, cursou a especialização em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a fim de aprimorar a atuação no ensino básico, onde os desafios apresentam-se de forma intensa e dinâmica para a prática docente.
Em 2009, ingressou na Rede Federal de Ensino, via concurso, no recém criado Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Atuou como professora no campus Januária por dez meses, até ser removida, por meio de edital, para o campus Pirapora, onde assumiu a Coordenação de Extensão no ano de 2010, atuou como Coordenadora Geral de Ensino em 2011 e, como Coordenadora de Ensino dos cursos técnicos no ano de 2012, contribuindo assim, para a implantação da unidade. Ainda em 2011, iniciou especialização em Gestão pública pela UNIMONTES, curso concluído em 2013. Também em 2013, ingressou no doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) defendendo a tese em 2017.
Toda essa bagagem de conhecimento, que a atuação em sala de aula, em gestão, e as especializações acadêmicas produziram - aliada à postura proativa, transparente e inclusiva - nortearam o trabalho da professora Joaquina Nobre à frente da Direção Geral do campus Pirapora, a partir do ano de 2016.
A gestão da Professora Joaquina à frente do IFNMG, Campus Pirapora
O ano de 2016 foi um momento de muitas turbulências para a educação federal. A instabilidade natural, pela transição de governo, o contingenciamento de verbas e as reações a essas incertezas, não foram impedimentos para que o campus Pirapora conquistasse grandes avanços no âmbito do Ensino, Pesquisa, Extensão, Inclusão e Infraestrutura.
Ao longo da sua gestão, a Professora Joaquina Nobre, juntamente com os servidores do campus, implementou uma atuação empreendedora, a qual foi capaz de enfrentar desafios, antever oportunidades e cenários. A partir de análise cuidadosa e especializada, garantiu-se a qualidade da educação, mediante a otimização dos fluxos e das tarefas do campus. Sempre com foco na melhoria do processo ensino-aprendizagem, na sustentabilidade da instituição, governança e no bom relacionamento com a comunidade escolar.
A gestão participativa, em uma instituição de ensino, nunca está completa se os discentes não estão incluídos nas discussões acerca das tomadas de decisão. Nessa direção, a gestão no campus Pirapora teve como prioridade o incentivo à participação e fortalecimento da representação estudantil. A professora Joaquina Nobre, mesmo durante sua atuação como Diretora Geral, nunca se afastou da sala de aula, em um movimento de aproximação dos estudantes, tornando mais fácil o conhecimento de suas necessidades.
Essa relação dialógica e transparente culminou na organização de eventos institucionais, como o Jogos Intercampi do IFNMG (JIFENMG) em 2017, IFMundo em 2018 e VIII Seminário de Iniciação Científica (SIC), I Seminário Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e VI Prospectar em 2019, os quais oportunizaram o trabalho em equipe, de maneira eficiente e exitosa. Nesse sentido, os resultados mais relevantes dessas experiências somam-se à transformação do clima organizacional, em prol de resultados efetivos.
A gestão no campus Pirapora foi marcada por uma liderança participativa e democrática, a qual oportunizou uma maior aproximação da comunidade de abrangência do campus. No exercício da gestão democrática, a compreensão de que a Gestão de Pessoas, e seus princípios, são fundamentais para que a escuta de sugestões e, mesmo das críticas, possam frutificar em aprimoramento produtivo da qualidade do serviço entregue à comunidade.
Visando o bem-estar dos discentes e servidores, muitas ações foram realizadas no campus, no sentido de melhorar a infraestrutura e, consequentemente, a qualidade do trabalho e do estudo de toda a comunidade. Desde a climatização das salas de aula, a pavimentação do campus, a reforma dos prédios - do piso ao teto - até o redimensionamento dos espaços, todas as ações foram pensadas de forma participativa.
Propostas - Gestão
As propostas para gestão do IFNMG estão baseadas na transparência, democracia, humanização e diálogo coletivo, valorizando e reconhecendo todos os servidores como indivíduos que contribuem para a construção das políticas institucionais. Respeitando sempre a comunidade, por meio da observação de regulamentos, estatutos, legislação e órgão colegiados superiores. Assim, este tópico versa sobre a importância de atividades capazes de ajudar a racionalizar os processos referentes à gestão do IFNMG.
Proposta: Elaborar um diagnóstico da situação real, especificando cada área e departamento do IFNMG.
Benefícios: Conhecimento real da situação do IFNMG, possibilitando a tomada de decisões e o fortalecimento da gestão transparente junto à comunidade.
Como: Diagnosticar cada setor por meio do responsável de cada pasta (Pró-reitorias e Diretorias). O resultado global será apresentado para a comunidade IFNMG.
Proposta: Aproximar a Reitoria com todas as unidades do IFNMG.
Benefícios: Estreitamento das relações entre Reitoria e unidades, fortalecendo um canal de diálogo e conhecimento da realidade específica de cada unidade do IFNMG.
Como: Visitar, in loco, frequentemente, cada unidade do IFNMG, a partir de um calendário de planejamento junto às unidad
Proposta: Aprimorar a Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (FADETEC). Propor gestão de projetos, em parcerias com empresas, e viabilizar projetos de consultorias docente em especialidades técnicas.
Benefícios: Garantia de possibilidades de renda extra ao IFNMG; possibilidade aos docentes de execução de trabalhos técnicos específicos fora do IFNMG; autonomia na gestão de projetos.
Como: Atender à Lei 13.243/2016 que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação, aumentando o número de horas que o docente, em dedicação exclusiva, pode dedicar a atividades de inovação fora da instituição, de 120 horas para 416 horas anuais. A FADETEC poderá auxiliar na gestão destes projetos de consultoria.
Proposta: Firmar a Política Institucional Permanente de Governança, Organização e Gestão do IFNMG, tendo como premissa sua responsabilidade social.
Benefício: Compromisso e respeito na gestão pública.
Como: Definir modelo de governança, por meio do fortalecimento do planejamento estratégico, deixando um legado de organização e facilitação do trabalho da gestão.
Proposta: Apresentar, na Secretaria de Educação Tecnológica (SETEC), um relatório das condições atuais, com projetos de reformas, com objetivo de conseguir recursos extraorçamentários para aperfeiçoamento dos campi.
Benefício: Manutenção de uma relação de transparência e gestão profissionalizada.
Como: Estabelecer diálogo, permanentemente, por meio das relações institucionais do IFNMG.
Proposta: Intensificar as relações interinstitucionais com o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, em âmbito nacional, estadual e municipal, para ampliar o espectro de atuação do IFNMG.
Benefício: Estreitamento das relações interinstitucionais.
Como: Fomentar reuniões, convênios, visitas, trabalho em conjunto com os referidos órgãos.
Proposta: Realizar uma gestão junto ao Ministério da Educação (MEC), parlamentares e instituições público-privadas.
Benefício: Captação de recursos extraorçamentários para atender a demanda reprimida por obras e reformas gerais.
Como: Estabelecer diálogos com representantes políticos na esfera municipal, estadual e federal.
Proposta: Firmar a Política Institucional Permanente de Integração e Desenvolvimento Institucional do IFNMG.
Benefícios: Intensificação dos diálogos entre as instâncias finalísticas (Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão) e de apoio, sistêmicas e locais, visando à articulação das ações. Aperfeiçoar os processos concernentes ao cadastro dos Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, ou seja, todos os setores do IFNMG integrados de forma coesa e eficiente.
Como: Executar reuniões mensais para planejamento e execução das ações de acompanhamento dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e de intervenções possíveis no âmbito do IFNMG.
Proposta: Fortalecer o Colégio de Dirigentes (CODIR) no exercício da função de estruturar a Política de Governança, Organização e Gestão do IFNMG.
Benefício: Alinhamento entre a comunidade e os responsáveis pelas decisões no IFNMG.
Como: Propor à comunidade maior relação com o CODIR, por meio do incentivo à participação (sugestões) e transparência. Alterar o regulamento para publicizar os encontros.
Proposta: Afirmar a autonomia financeira, administrativa, didático-pedagógica e científica do IFNMG.
Benefício: Governabilidade de acordo com os anseios locais, com entendimento da realidade institucional.
Como: Manter transparência com a comunidade e clareza nas proposições do IFNMG junto às instâncias superiores (MEC).
Proposta: Intensificar as ações administrativas e pedagógicas as quais priorizem a geração de renda e a dignidade humana dos segmentos mais vulneráveis da sociedade.
Benefício: Cumprimento do compromisso social do IFNMG.
Como: Criar canais de diálogo com a comunidade e implementar projetos extensionistas continuados visando a sustentabilidade social.
Propostas: Fortalecer a Política de Comunicação do IFNMG, estreitando o diálogo com as comunidades: interna e externa. Ampliar a transparência e a visibilidade das ações de gestão, por meio dos canais institucionais de comunicação, e desenvolver mecanismos para a criação da Rádio IFNMG.
Benefícios: Construção de uma estrutura de comunicação e entretenimento na comunidade IFNMG, a qual oportunize o desenvolvimento institucional; criação de programas específicos voltados para informação da sociedade com boletins de servidores sobre: alimentação, gestão, tecnologia da informação, agricultura, educação, etc.
Como: Fortalecer o espaço destinado para o Participe. Fazer brainstorm com atores de cada campus; criar programas específicos voltados para informação da sociedade com boletins técnicos sobre: alimentação, gestão, tecnologia da informação, agricultura, educação, ingresso no IFNMG, parcerias para aplicação de tecnologias a partir da inovação e pesquisas aplicadas.
Proposta: Aprimorar políticas de comunicação com a sociedade, dando ênfase ao site, redes sociais e demais instrumentos de comunicação.
Benefício: Consolidação da relação do IFNMG com sua comunidade de abrangência.
Como: Institucionalizar as excelentes ações já existentes em alguns campi de forma a promover o aprimoramento de toda a política de comunicação; proporcionar condições de trabalho e estruturar o setor de comunicação.
Proposta: Fortalecer a imagem do IFNMG nos meios de comunicação (rádio, TV e jornal), por meio da divulgação dos cursos ofertados, dos Projetos de Pesquisa, Inovação e Extensão, das atividades dos NEABIs, NACs, NEPGESs, NAIs e NAPNEs, bem como dos trabalhos de divulgação do vestibular.
Benefício: Divulgação da marca e do compromisso do IFNMG com o ensino público de qualidade socialmente referenciada.
Como: Impulsionar a produção audiovisual de conteúdos relacionados ao Ensino, Pesquisa e Extensão para maior visibilidade do IFNMG.
Proposta: Criar mecanismos para estabelecer e manter programas de manutenção preventiva de veículos, tratores e equipamentos industriais, por meio de planejamento anual.
Benefício: Gestão preventiva impactando na diminuição de custos.
Como: Contratar transporte terrestre para os servidores e colaboradores a serviço da Reitoria e demais campi, utilizando solução tecnológica para a operação e a gestão do serviço em tempo real, por meio de aplicação web e aplicativo mobile.
Proposta: Providenciar infraestrutura básica para as unidades com demanda reprimida.
Benefício: Atendimento das demandas de cada unidade, conforme planejamento estratégico, PDI, e prioridades discutidas de forma colegiada no Colégio de dirigentes (CODIR) e no Conselho Superior (CONSUP).
Como: Investir recursos da Lei Orçamentária Anual (LOA); captar recursos extraorçamentários por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) junto ao MEC, emendas parlamentares individuais e de bancada; firmar parcerias público-privadas.
Proposta: Estabelecer um programa de ação para o fortalecimento do setor de produção dos campi agrícolas, visando a melhoria das atividades do núcleo profissionalizante.
Benefício: Diminuição de custo e otimização de resultados; oportunidade aos estudantes da vivência do mundo do trabalho dentro da própria formação.
Como: Diagnosticar a situação de cada campus; apoiar as iniciativas propostas pelas unidades.
Proposta: Promover a ampla divulgação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Benefícios: Fortalecimento do planejamento e a transparência e melhorar a comunicação com a comunidade.
Como: Estabelecer estratégias para elaboração e acompanhamento do novo PDI.
Proposta: Fortalecer o Plano de Distribuição Orçamentária do Instituto, alinhando-o ao Plano de Ação Anual da Reitoria, dos campi e do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cead) do IFNMG.
Benefício: Execução das práticas de boa gestão, tendo em vista o atendimento equânime a cada unidade.
Como: Criar uma agenda orçamentária junto aos campi e decidir, de forma coletiva, seu atendimento nos órgãos colegiados.
Proposta: Desenvolver estratégias para captação de recursos, no sentido de planejar a aproximação com a comunidade com vistas a conseguir os recursos que possam contribuir para que o IFNMG cumpra integralmente a sua missão.
Benefício: Estabelecimento da prática de captação de recursos, em fluxo contínuo, para garantir a realização de projetos os quais beneficiam a comunidade.
Como: Implantar escritório de projetos; estabelecer convênios com instituições públicas e privadas; acompanhar as plataformas de divulgação de editais e chamadas públicas; formar grupos de trabalhos de mesma área e multidisciplinar; capacitar os servidores interessados em captar recursos para fomentar os Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Proposta: Aprimorar as políticas de gestão e organização da instituição, contemplando a sustentabilidade financeira, infraestrutura física, e toda a rede de valorização e desenvolvimento das pessoas que compõem o IFNMG.
Benefício: Criação de estruturas de gestão que respeitem os princípios da transparência e responsabilidade com o patrimônio público.
Como: Aperfeiçoar a prática de construção participativa do Plano de Distribuição Orçamentária (PDO), considerando a Política de Administração; fomentar o processo de informatização dos setores; implementar plano de gestão por competências; implementar os programas de segurança, saúde e qualidade de vida do servidor; acolher ideias inovadoras dos servidores em relação à proposta citada.
Proposta: Aprimorar a articulação e o diálogo entre as Pró-reitorias/Diretorias Sistêmicas e Assessorias com os campi, visando a um compartilhamento das boas práticas institucionais.
Benefício: Desenvolvimento de uma gestão alinhada e organizada.
Como: Reunir, periodicamente, para promover ações integradoras entre os campi e a Reitoria para a reafirmação das relações institucionais.
Proposta: Promover encontro de Tecnologia da Informação para pensar possíveis soluções tecnológicas para os problemas da instituição.
Benefício: Fortalecimento do reconhecimento das competências internas.
Como: Criar uma plataforma que possibilite a aproximação dos profissionais; reunir periodicamente; fomentar encontros de ideias inovadoras, projetos intercampi e com a Reitoria.
Proposta: Aprimorar a infraestrutura tecnológica de suporte à EAD.
Benefício: Garantia de suporte e inovação às ações de ensino em toda a área de abrangência do IFNMG de forma econômica e assertiva.
Como: Captar recursos para implantação de estúdios de gravação audiovisual nos campi.
Proposta: Incentivar a transformação digital institucional, visando à melhoria do desempenho das atividades gerenciais, finalísticas e de apoio do IFNMG.
Benefício: Otimização da gestão.
Como: Criar ferramentas de comunicação com a comunidade IFNMG.
Proposta: Promover melhorias na segurança de processamento e armazenamento das informações institucionais.
Benefício: Promoção de segurança aos usuários do IFNMG.
Como: Investir em métodos de segurança.
Proposta: Aprimorar as tecnologias de suporte ao Sistema Integrado de Biblioteca (SIBI), otimizando o atendimento às demandas dos servidores e discentes.
Benefício: Facilidade do acesso à Biblioteca.
Como: Estimular o uso do Repositório Institucional para armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente os resultados da produção acadêmica, artística e cultural dos Cursos FIC, Técnicos, de Graduação e de Pós-Graduação do IFNMG.
Proposta: Modernizar as bibliotecas por meio de capacitação e aquisição de equipamentos e mobiliários para atendimento de demanda.
Benefício: Atendimento da comunidade com qualidade e eficiência.
Como: Adquirir, conforme orçamento, mobiliário e equipamentos de tecnologia para melhoria das bibliotecas; instalar autoatendimento; capacitar os servidores da biblioteca para uso dessas tecnologias.
Proposta: Capacitar servidores lotados nas Bibliotecas e nas Secretarias Escolares/Acadêmicas para aprimoramento dos serviços de referência da instituição
Benefício: Qualidade na recuperação e obtenção da informação e orientação na localização de fontes ou recursos de informação para dar independência ao usuário na busca pela informação.
Como: Criar setores de referência nas Bibliotecas para atender a demanda de informação da instituição, melhorando o acesso à informação e sua disseminação; ofertar acesso a fontes confiáveis de informação, tanto científicas ou usuais da instituição, por meio da ruptura das barreiras tecnológicas.
Proposta: Capacitar, anualmente, os servidores das Bibliotecas do IFNMG, de acordo com as demandas levantadas pela coordenação destes núcleos/setores.
Benefício: Melhoria da qualidade nos serviços oferecidos aos usuários.
Como: Buscar e promover distribuição mais igualitária dos recursos destinados à capacitação dos servidores, de acordo com projetos e demandas apresentadas por estes.
Proposta: Convocar um representante da Biblioteca e das Secretarias Escolares/Acadêmicas para participar de decisões que envolvam o ensino, de modo geral.
Benefício: Participação destes servidores em decisões que afetam, diretamente ou indiretamente, o setor/núcleo em questão, exemplos: proposições de calendários, discussões sobre Projetos Pedagógico de Curso (PPCs), abertura de novos cursos, semana de acolhimento de novos alunos, etc.
Como: Orientar as Direções de Ensino dos campi quanto à necessidade de participação de, pelo menos, um servidor dos setores/núcleos vinculados/subordinados a essa direção.