top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoaquina Nobre

A construção de uma educação antirracista

Atualizado: 7 de jul. de 2020

Uma educação transformadora oportuniza a todos o aprendizado e a vivência em diversidade. Desse modo, gera avanço em toda a sociedade. A escola que queremos é, sobretudo, inclusiva, democrática e antirracista.


Os debates sobre práticas racistas e suas implicações ganharam destaque nas redes sociais nos últimos meses em decorrência das notícias relacionadas ao genocídio negro, visto nos casos do menino João Pedro e do norte-americano George Floyd.


Tais discussões, quando não são pontuais e não se limitam a casos isolados, são de grande importância para a inclusão e efetivação da cidadania de pessoas negras. Diante disso, uma aliada no caminho de combate ao racismo é a Educação.


Sob essa perspectiva, a construção de uma educação antirracista é valiosa a partir do entendimento de que o racismo é uma postura aprendida, e não inerente aos indivíduos. Isso significa, portanto, que o antirracismo pode e deve ser aprendido.


As instituições de ensino têm um papel marcante na construção da identidade dos estudantes — processo esse que deve ser pautado nas vivências dos próprios alunos, incluindo suas experiências raciais.


A escola que queremos é acolhedora às diversidades e promove aprendizagem sobre os tantos aspectos da vida em sociedade. Esse espaço é fundamental para a construção das memórias que serão levadas ao longo da história de cada estudante, por isso, deve ser um ambiente democrático. Nesse sentido, é essencial que a escola se constitua como um espaço livre de práticas excludentes, como o racismo.


Para que os tempos de estudo sejam eficientes norteadores do convívio social, é fundamental que o ensino seja um momento para conhecer as diferenças dos que compõem a comunidade escolar, promovendo uma visão de respeito e de inclusão.


* * *


Como pré-candidata a Reitora do IFNMG, digo que esse assunto tem sido caro no nosso projeto para o Instituto. Sabemos, entretanto, que sozinhos não damos conta das nuances da realidade em que vivemos. Por isso, faço o convite para que você venha somar em nossos debates sobre esse e outros assuntos. É só chamar no WhatsApp!

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A prática da remoção no IFNMG

Quando se fala em remoção no IFNMG, o tema que gera mais atritos em nossa comunidade é a remoção ex officio, nos moldes da também conhecida, popularmente, como “canetada”. Essa é uma prática que acaba

Meu entendimento de Educação

O entendimento de Educação que permeia os meus 25 anos de carreira docente remete à origem do Latim que a palavra carrega, a qual traz a ideia de que educar é conduzir para o exterior. Isso significa

Gestão do Campus Pirapora

A percepção de que, além das contribuições enquanto educadora, seria necessário promover uma renovação na maneira de efetivar o acesso amplo à educação de qualidade deu início ao caminho de gestão do

bottom of page