top of page

Sobre Joaquina

Com muita alegria, visito a minha história no amálgama de mulher, mãe, filha, irmã e professora para apresentá-la a vocês. 

A minha trajetória profissional é cheia de desafios, mescla com a sobrevivência do sertão mineiro e forte como a dos pequizeiros, as mangueiras e todas as outras árvores que precisam abrir mão das folhas, para continuar vivas até as próximas chuvas caírem.

Minha história

Entre 1994 e 1997, desloquei-me diariamente, de ônibus, de Pirapora a Montes Claros para cursar minha graduação em Letras Português/Inglês na Unimontes. Naquele momento, não parecia nada sacrificante, uma vez que durante o curso fui me interessando cada vez mais pela área, tanto na porção científica de pesquisa em Linguística quanto pela docência e suas possibilidades de construção em parcerias além da possibilidade de contribuir para a transformação de pessoas e ampliação de suas realidades.

O encantamento pelo exercício da docência, trouxe-me realizações em todas as escolas pelas quais passei. Sempre sou muito feliz no fazer diário da docência que envolve desde o planejamento, passa pela avaliação e pelo refazer os caminhos afim de obter o melhor de cada um na trajetória de aprendizagem. Além disso, ser professora oportuniza a alegria diária da convivência com os mais diferentes tipos de pessoas e situações.

A certeza de que se está na profissão certa torna a caminhada mais leve e me torna mais forte diante de todo e qualquer desafio que enfrento no exercício de minha profissão. 

A partir da conclusão da graduação, o espaço de atuação ampliou-se e assim fui trabalhar também nas escolas particulares, pré-vestibular, aulas particulares e muitos trabalhos de revisão linguística.

Ser docente traz como pressuposto gostar de pessoas e estudar muito. Em 2001, pude prestar concurso público para as escolas estaduais, depois de muito tempo sem essa possibilidade. Fui aprovada em quatro cargos. Escolhi a atuação no Ensino Médio e descobri que amo trabalhar com os adolescentes. A irreverência, a alegria e os humores desta fase da vida são ao mesmo tempo desafiadores e inspiradores em prol da melhora de nós mesmos. 

No mesmo ano, cursei uma especialização em Ensino de Língua Inglesa pela UFMG. Essa especialização foi extremamente importante em minha formação, pois me deu base para ingressar no Mestrado da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, no Programa de Estudos Linguísticos.

Nesse tempo, já era a mãe da Victória. E nós duas trilhamos juntas esse caminho, até a defesa em 2005. A maternidade mostrou-se então grande combustível, fonte de determinação e afeto para todos os desafios que enfrentaria ao longo da vida pessoal e profissional. 

Em 2009, a aprovação no concurso do IFNMG , trouxe novos ares e comecei a realizar o grande sonho de trabalhar numa escola pública com condições dignas para desenvolver processos e projetos de ensino e aprendizagens.

Iniciei os trabalhos no IFNMG Campus Januária, sob as bênçãos das águas do Rio São Francisco. Em 2010, subi o rio e retornei para Pirapora, no momento em que iniciaram-se as ofertas de educação profissional, científica e tecnológica no IFNMG Campus Pirapora. Nessa linha do tempo, 2011 chegou trazendo fortes mudanças na vida da mulher e profissional: tornei-me mãe pela segunda vez.

A Laura, com muita leveza e alegria, encheu minha vida de entusiasmo, energia e vontade. Alimentada por esse sopro, desafiei-me a viver novos aprendizados: entender como a gestão pública funciona, estudar espanhol e francês e me preparar para o doutorado. 

Cursei então a especialização em Gestão Pública e ingressei no doutorado na UFU, em 2013. Ambos os cursos foram oportunidades de capacitação essenciais para os trabalhos de gestão que viriam à frente. 

Em 2016, fui eleita Diretora-geral do Campus Pirapora. Foi um tempo turbulento em diferentes frentes: o país viveu tempo de instabilidade política no governo federal, o que reverberou em cortes orçamentários os quais motivaram a reação legítima do movimento estudantil e dos servidores. Esse cenário exigiu serenidade, planejamento, cautela, estudos de legislação e regulamentos, diálogo e muita fé, muita fé em Deus.

Durante os quatro anos em que estive à frente da direção do Campus Pirapora vivi transformações intensas acerca do meu exercício profissional. Pude vivenciar a força do trabalho coletivo, especialmente na organização e entrega de grandes eventos como os Jogos Intercampi (JIFENMG), em 2017, e o Seminário de Iniciação Científica (SIC), em 2019, os quais movimentaram toda a cidade de Pirapora para além do campus.

Finalizei a gestão do campus em 2020, nesse momento histórico o mundo já vivenciava o cenário da pandemia provocada pela COVID-19. Em meio a luta para continuarmos vivos, juntamente com outros que acreditam na educação pública e socialmente referenciada, em torno de um projeto de gestão propositiva, dialógica e transparente, tive a honra de ser eleita para o cargo de reitora do IFNMG, para o mandato de 2020 a 2024.

Exercer os quatro anos de reitora tendo iniciado essa jornada ainda em meio às restrições impostas pela pandemia foi talvez o maior desafio profissional de minha carreira. Naquele momento, a comunidade do IFNMG assim como todo o mundo desejava continuar conquistando, avançando e vivenciando as trajetórias de ensino, pesquisa e extensão próprios de nossa essência instucional. No entanto, o cuidado com a vida impunha-se de forma que não seria possível avançar e executar as propostas de um projeto de gestão sem acenar também para o cuidado e o acolhimento das pessoas. 

Sendo assim, trilhamos juntos uma caminhada inédita e inovadora na qual os processos, a transparência e as mudanças que aspirávamos puderam ser entregues, retribuindo assim a confiança depositada por servidores e estudantes. 

Percorrida essa jornada, retomada a normalidade pudemos caminhar ainda mais intensamente em prol das melhorias em gestão do IFNMG. Em abril de 2024, alcançados os requisitos, vivi a emoção de me tornar Professora Titular do IFNMG. O que aparentemente é apenas mais um degrau na promoção de carreira é, na verdade, uma grande oportunidade de revisitar minha trajetória e, certamente, confirmar minha alegria em poder fazer algo que colabora para a transformação da sociedade como servidora pública, seja como docente ou como gestora. 

Hoje, especialmente hoje, os desafios e as conquistas são outras. Fizemos muito pela nossa comunidade do IFNMG e sabemos que há muito o que fazer. Com inclusão, inovação e a força de todos os saberes, estou aqui sempre acreditando no desenvolvimento das pessoas e dos territórios e colocando toda a minha intelectualidade para contribuir com os estudantes, com as estudantes, principalmente, aqueles e aquelas que mais precisam da política pública da educação, os servidores e toda a comunidade.

Ao longo desse tempo de gestão à frente do IFNMG, o aprendizado foi considerável, tanto tecnicamente quanto, principalmente, no amadurecimento das relações com todas as pessoas e com a sociedade da área de abrangência, através de muitas reuniões, escutas, projetos e ações. Essa rede de conversas diretas e sinceras, fáceis ou difíceis, me oportunizou acertar muito nas decisões, na certeza de que, seguindo os termos da advogada Carina Dantas “Sozinhas, podemos muito pouco. É a coletividade que move, que tem potencial para mudar tudo realmente”.

Tendo como inspiração, o povo sertanejo do noroeste e norte de Minas e dos vales que nos hidratam e abençoam, superamos juntos muitos desafios, conseguindo, em projeção nacional, regional e local, avançar no IFNMG com pautas muito caras a todos, como infraestrutura, trabalho respeitoso, íntegro e com muita informação, transparência e participação, avanços na transformação digital, no ensino, na pesquisa e na extensão.

Agora em 2024, é com muita alegria e gratidão, que colhemos muitos resultados, com consciência tranquila, tendo como alvo a melhoria contínua na oferta de educação profissional, científica e tecnológica. 

Nossa instituição é grande e potente, merece nosso respeito, nossa dedicação e é formada por muitas pessoas com corações que batem na mesma direção de fazer sempre o melhor.

Hoje, coloco o meu nome novamente para apreciação de todos e todas para estar à frente do IFNMG, mais uma vez no cargo de reitora, e assim, com a força do coletivo, implementar a nobre missão de, por meio da educação profissional, pública, inclusiva, continuar transformando as vidas de mais de 22 mil estudantes, contribuindo com o desenvolvimento de toda a nossa região, de forma cultural e socialmente sustentável.

Relato pessoal
00:00 / 04:24
bottom of page