Joaquina Nobre
Representação estudantil
Atualizado: 24 de jul. de 2020
Tive oportunidades maravilhosas de me reunir com alunos, representantes de turma, grêmio estudantil e diretório acadêmico para conversar sobre a representação estudantil. Nesses encontros, pude fazer um raio-X da educação ofertada pelo Campus de Pirapora.
Os alunos têm consciência do trabalho da assistência estudantil, da pesquisa, da extensão; do trabalho dentro da sala de aula, da metodologia utilizada, da didática, da abordagem pedagógica, metodológica, do sistema de avaliação e da infraestrutura. O feedback deles é incrível, incluindo sugestões excelentes, práticas e concretas para que possamos orientar e adequar as decisões da gestão.
Vejo a representação estudantil como uma participação muito salutar e necessária. Apoiar a atuação e o fortalecimento do grêmio, dos diretórios acadêmicos, do grêmio central e do diretório central é muito importante, porque temos uma visão a partir de quem está recebendo toda a educação ofertada — e não é uma recepção passiva: é uma recepção ativa.
Os jovens, de modo geral, têm muito a dizer. Valorizar, fomentar e incentivar essa participação dos estudantes significa contribuir para a formação cidadã, crítica e integral, para a formação de lideranças e para a própria melhoria contínua da educação ofertada pelo IFNMG.
O Instituto tem como um de seus princípios estimular a autonomia consciente em seus estudantes, e a organização representativa dos discentes é uma dessas maneiras. Assim, a gestão acaba por se fortalecer por meio do conhecimento das demandas de toda a comunidade escolar.
* * *
É isso, pessoal! Quero aproveitar para te lembrar que sou pré-candidata a Reitora do IFNMG e que nosso diálogo é muito importante! Quanto mais conversamos, mais descobrimos e entendemos as demandas que temos para o IF e para nós mesmos. Por isso, deixo aqui o convite para que você venha falar comigo. Abraços virtuais!