top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoaquina Nobre

Jogos estudantis e a importância para a formação do indivíduo

Atualizado: 8 de jul. de 2020

Atualmente, existe um pedido muito coerente dos estudantes da representação estudantil para a formação da atlética e ampliação dos jogos para os alunos dos cursos superiores.

Vejo o pedido com muita atenção e seriedade, e acredito que a instituição pode contribuir com o fortalecimento desses jogos, atendendo a esse anseio dos alunos, principalmente no que tange à ampliação dos eventos esportivos a todos os alunos que queiram participar, incluindo os alunos dos cursos superiores. Claro, de uma forma ainda mais econômica do que já foi feito até então.

Eu entendo que o esporte é uma atividade fundamental da formação dos jovens, tendo em vista que é um meio de transformação da perspectiva de vida das pessoas, com o trabalho em equipe, o saber ganhar e o saber perder, o respeito ao próximo, às regras e ao regulamento, com a saúde do corpo e da mente.

Assim, é muito importante que haja todo um fomento à promoção da atividade esportiva dos jovens do IFNMG. Com os Jogos Intercampi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (JIFENMG), temos vivenciado a valorização do caráter educativo e socializador por meio do esporte.

Os Jogos criam oportunidades de demonstrar o aprendizado esportivo adquirido nas atividades promovidas pela área de Educação Física, integrando social e culturalmente os participantes, fortalecendo o vínculo entre os campi, a troca cultural, a arte do encontro.

Esse é um dos eventos de grande integração entre os alunos dos 11 campi do IFNMG, que traz uma energia muito agradável ao ambiente estudantil.

Alguns campi, entretanto, não dispõem de quadra esportiva e há um esforço muito grande dos colegas para que as aulas de Educação Física sejam ministradas.

Em Pirapora, por exemplo, vivenciamos isso por muito tempo, quando o professor André buscava parcerias no município para não deixar os alunos desprovidos do esporte.

Outro ponto em relação às práticas esportivas é a característica dos municípios onde os campi estão postos: algumas dessas localidades não têm uma quadra ou um ginásio adequado, e o IFNMG, por meio de uma gestão competente, torna-se uma oportunidade para que a prática esportiva seja desenvolvida pelos alunos.

Trata-se de uma questão de dar oportunidade àqueles alunos de municípios menos abastadas de praticar o esporte e ter instrumentos para tal.

Acreditamos que as práticas esportivas e os jogos devem ser prioridade para o IFNMG, já que uma educação de qualidade vai muito além da sala de aula, envolvendo também o respeito pelo coletivo, as diferenças e a promoção da formação humana — ações essas que são muito bem desempenhadas por meio do esporte.


* * *

É isso, pessoal! Quero aproveitar para te lembrar que sou pré-candidata a Reitora do IFNMG e que nosso diálogo é muito importante! Quanto mais conversamos, mais descobrimos e entendemos as demandas que temos para o IF e para nós mesmos. Por isso, deixo aqui o convite para que você venha falar comigo. Abraços virtuais!


76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A prática da remoção no IFNMG

Quando se fala em remoção no IFNMG, o tema que gera mais atritos em nossa comunidade é a remoção ex officio, nos moldes da também conhecida, popularmente, como “canetada”. Essa é uma prática que acaba

Meu entendimento de Educação

O entendimento de Educação que permeia os meus 25 anos de carreira docente remete à origem do Latim que a palavra carrega, a qual traz a ideia de que educar é conduzir para o exterior. Isso significa

Gestão do Campus Pirapora

A percepção de que, além das contribuições enquanto educadora, seria necessário promover uma renovação na maneira de efetivar o acesso amplo à educação de qualidade deu início ao caminho de gestão do

bottom of page