Buscar
  • Joaquina Nobre

Gestão do Campus Pirapora

Atualizado: Jul 24

A percepção de que, além das contribuições enquanto educadora, seria necessário promover uma renovação na maneira de efetivar o acesso amplo à educação de qualidade deu início ao caminho de gestão do Campus Pirapora, em 2016.


Nesse momento, eu me encontrava em fase final da escrita da tese de Doutorado, já havia trilhado muito do que sonhava, pessoal e profissionalmente, mas via na gestão uma maneira de contribuir ainda mais para as melhorias do cenário da educação pública.


Passaram-se quatro anos e, hoje, posso afirmar o quão desafiadora foi essa vivência como gestora, tanto no que tange às relações interpessoais quanto aos parâmetros estruturais, posto que foi, muitas vezes, necessário remodelar um sistema vigente há anos.


Embora desafiador, esse período trouxe crescimento à comunidade acadêmica, a partir de um clima organizacional que promovia um trabalho transparente, livre de amarras, pautado na coletividade, em conversas francas, sem estratégias de manipulação.


Sob essa perspectiva, a direção-geral, apesar de atravessar momentos de crises, políticas, econômicas e, ainda, sanitárias, está sendo concluída, neste momento, com grandes avanços. Esses podem ser exemplificados pelas melhorias em infraestrutura, como as reformas realizadas no telhado, a pintura e a instalação de novo piso, e a licitação do novo prédio de salas e laboratórios.


Além disso, é relevante salientar a renovação em ensino, pesquisa, extensão, processos e procedimentos que, a cada dia, apresentam frutos na formação de profissionais de excelência.


Ressalto, ainda, o aumento do número de alunos e a abertura de novos cursos, além da promoção de um diálogo direto com a comunidade e do fortalecimento da representação estudantil.


* * *


É isso, pessoal! Quero aproveitar para te lembrar que sou pré-candidata a Reitora do IFNMG e que nosso diálogo é muito importante! Quanto mais conversamos, mais descobrimos e entendemos as demandas que temos para o IF e para nós mesmos. Por isso, deixo aqui o convite para que você venha falar comigo. Abraços virtuais!


7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Representação estudantil

Tive oportunidades maravilhosas de me reunir com alunos, representantes de turma, grêmio estudantil e diretório acadêmico para conversar sobre a representação estudantil. Nesses encontros, pude fazer