Buscar
  • Joaquina Nobre

Como o IFMUNDO apresenta o debate de questões mundiais

O IFMUNDO é um evento em que ocorre uma simulação dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU) para proporcionar aos estudantes um contato com o posicionamento de diversos países sobre temas contemporâneos e de relevância mundial. É um ótimo exemplo de metodologia ativa implementada, a nível institucional, pelo IFNMG.


A proposta surge por iniciativa de professores do Campus Almenara e, de maneira bastante democrática, se estende a todos os campi do Instituto.


O evento oportuniza um aprimoramento da capacidade de organização e exposição de ideias em debates, uma reflexão sobre temas diversos, que atingem a população global, e sobre o modo como as políticas globais interferem em questões regionais.


Dessa maneira, o IFMUNDO é capaz de estimular a solidariedade, o respeito e a empatia.


No ano de 2018, o Campus Pirapora teve a honra de sediar o IFMUNDO, o que aguçou o entusiasmo e a motivação dos estudantes em conhecer, de maneira mais concreta, as diferenças do mundo nas perspectivas da política, da economia, do meio ambiente e da cultura.


O IFMUNDO é fundamental para a formação humanizada, norteada pelo entendimento e pelo respeito às diversidades em termos globais. Para que metodologias assim sejam implementadas, é essencial o apoio e a articulação a partir da Reitoria.


* * *


É isso, pessoal! Quero aproveitar para te lembrar que sou pré-candidata a Reitora do IFNMG e que nosso diálogo é muito importante! Quanto mais conversamos, mais descobrimos e entendemos as demandas que temos para o IF e para nós mesmos. Por isso, deixo aqui o convite para que você venha falar comigo. Abraços virtuais!

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Gestão do Campus Pirapora

A percepção de que, além das contribuições enquanto educadora, seria necessário promover uma renovação na maneira de efetivar o acesso amplo à educação de qualidade deu início ao caminho de gestão do